O painel interativo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelou que Mato Grosso ocupa a terceira colocação entre os estados brasileiros que mais ampliaram a geração própria de energia no primeiro semestre de 2025.
Segundo a ANEEL, entre janeiro e junho, Mato Grosso adicionou 384,33 megawatts (MW) à rede de distribuição elétrica. Ficando atrás apenas de São Paulo, que lidera com 576,50 MW, e Minas Gerais, com 413,07 MW.
>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.
Nesse mesmo período, foram instalados 452 mil sistemas de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) no país, acrescentando 4,6 gigawatts (GW) à capacidade instalada da rede elétrica. A MMGD permite que o consumidor produza sua própria energia a partir de fontes renováveis ou de cogeração qualificada e injete o excedente na rede de distribuição. Em contrapartida, ele recebe créditos de energia, que podem ser utilizados quando não há geração própria, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).
Apesar do destaque em potência instalada, Mato Grosso ficou atrás de outros estados no número de usinas implantadas: Minas Gerais lidera com 36.405 novas instalações, seguido pelo Paraná, com 32.717.
No total, mais de 806 mil consumidores brasileiros passaram a receber créditos de energia somente no primeiro semestre deste ano, graças às novas usinas instaladas. Somente em junho, foram implantados mais de 50 mil sistemas de MMGD, com uma potência total de 521,03 MW. Nesse mês, entraram em operação 50.078 usinas solares fotovoltaicas, uma usina eólica e uma termelétrica movida a bagaço de cana-de-açúcar.
Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...
Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.
Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.